Almeirim goza de uma certa centralidade geográfica e acessibilidades que a têm colocado no centro desenvolvimento económico de região.
A capacidade de trabalho e de empreendimento dos almeirinenses, a referida localização geográfica e proximidade da capital do País, a existência de um sector da restauração muito forte que beneficia do elemento distintivo que é a tradicional Sopa de Pedra, a qualidade dos vinhos do concelho e demais produtos agrícolas, resultantes da excelente qualidade dos solos e o saber de gerações, as potencialidades turísticas e a existência de uma cultura artesanal são destacadas como factores potenciadores de desenvolvimento.
A produção agrícola aliada à industria da transformação de produtos alimentares, donde se destaca a Sumol + Compal e as Adegas Cooperativas têm um peso importante no que toca à economia local.
A maior parte da população encontra-se empregada no sector terciário relacionado com o comércio, bancos, e seguros, transportes e comunicações, administração pública e serviços, com especial destaque para a área da restauração que emprega directa e indirectamente centenas de pessoas. Somos ainda a sede de alguns serviços regionais como é o caso do Comando Distrital de Operações de Socorro da Protecção Civil, o ACES (Agrupamentos de Centros de Saúde) da Lezíria II ou a da Associação Distrital de Atletismo.
Segue-se o sector secundário, destacando-se as indústrias de construção e obras públicas, metalurgia, metalomecânica, material eléctrico e transportes, calçado, vestuário e têxteis, alimentação e bebidas, madeira.
O sector primário está relacionado com a produção de vinho, com as culturas frutícolas e hortofrutícolas com grande destaque para o melão, o tomate e o milho. Em Almeirim estão sediadas algumas das mais importante organizações de produtores do País.